segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Impressões do Bairro de Copacabana e terrorismo (arrastão)

A zona sul do Rio de Janeiro é linda, um encanto, tudo acontece por lá, a vista, a natureza, toda maravilhosa! Lá habitam muitos idosos, muitos cachorros, muitos atletas, muita vida! Mas a beleza natural está sendo ofuscada pela miséria humana, talvez por isto haja tantos apartamentos à venda por lá!?
Vi mendigos na praia de Copacabana sendo recolhidos pela polícia e andar pelas ruas Nossa Senhora de Copacabana e Barata Ribeiro é impossível, principalmente ao anoitecer, pois se anda tropeçando nas pessoas deitadas nas calçadas, pessoas sofridas, que ficam observando e pedindo e nunca são atendidas, invisíveis socialmente!
Pude perceber que a segurança de Copacabana e Ipanema é bem reforçada, haviam muitos policiais,  mas passamos um aperto tão grande no domingo as 18 hs em uma sorveteria na rua Nossa Senhora de Copacabana, que chamo isto de terrorismo, tamanho o pânico que sofremos dentro deste ambiente!
No final de semana observei que a praia fica lotada, como há estação de mêtro próximo às praias, facilita o acesso da galera que mora longe, então eles aproveitam para curtir! É real a possibilidade de arrastão, não sei quão eficiente seria a ação da polícia neste caso!
Nesta sorveteria há um ponto de ônibus justamente na porta! Então, estávamos na sorveteria, minha filha maior e eu na parte interna, escolhendo os sabores e meu marido com nossa bebê sentados na fachada, quando duas meninas clientes da sorveteria foram insultadas por uma turma de meninas que estavam no ponto de ônibus, elas correram para dentro do ambiente e a galera toda do ponto de ônibus, começaram a gritar, insultar, só palavrões, jogaram algumas pedras e ameaçando invadir o ambiente, meu marido foi entrando com nossa bebê para protegê lá daquele bandô de selvagens, mas se eles invadissem mesmo, não haveria para onde corrermos!
Os funcionários enfrentaram esta galera, clientes ligaram para a polícia e vi a menina do caixa ligando também, o rapaz que estava me atendendo disse para que não tivesse medo, pois aquilo era normal e eram acostumados a lidar! Normal!? Nãoooo! De forma alguma, isto é um grande desequilíbrio, é um pedido de socorro, aquelas pessoas são doentes, principalmente de dignidade!
A viatura da polícia chegou rapidamente, para que pudéssemos engolir nosso sorvete e sair dali rápido! Mesmo assim, aquelas meninas continuavam a insultar as mulheres que saiam dali, até eu recebi uns "elogios" ignorei, como as meninas ícones também haviam ignorado! mas observei que eram crianças, no máximo uns 14 anos, a mesma idade de minha filha! O que dizer nesta hora, me senti com as mãos atadas, será que essas crianças que deveriam estar em seus lares com seus pais, recebendo proteção e a formação de caráter para a vida, têm salvação? Que tipo de adultos estamos formando? Este grito de socorro ecoa! Só que os governantes não escutam! É urgente a necessidade de Educação integral, precisamos escolariza las, ocupá las saudavelmente! Precisamos enxerga las e salvá-las! Elas têm pressa e a sociedade brasileira também!



Nenhum comentário: