quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

02-01-13 - 2°dia 100% Santiago – Chile

Maravilha, acordamos no Hostel, dormimos igual uma pedra, não escutamos mais nada! Tomamos café, pegamos algumas informações e fomos para rua! Demos folga ao Cruze, o dia todo! Caminhamos até o Patio Bellavista, fica à uns 30 minutos a pé daqui, lá tem toda uma estrutura para turistas, têm gente do mundo inteiro, como aqui é bem explorado este setor econômico! É um centro comercial, com bares, restaurantes, lojas, artesanatos, pacotes de passeios, como queriamos fazer um tour pela cidade, pegamos o Turistik, ônibus que passa pelos pontos turísticos e decidimos onde queremos descer, depois podemos pegar outro ônibus da mesma agência, eles passam de meia hora! Fizemos um circuito completo, sem descer, depois paramos no centro histórico.
Hoje exploramos A Plaza das Armas, Catedral Metropolitana, Palacio de la Moneda, Intendencia Metropolitana, Bolsa de Comercio de Santiago, Universidad de Chile, aqui têm muitas universidades! E mercado central, onde almoçamos, pelas 3 horas da tarde, adoramos! Encontramos comida sem carne, lá! Também exploramos um pouco o comércio, apenas para comparar os preços, os tênis aqui são 30 à 40% mais baratos dependendo do modelo!
Depois do almoço, energia reposta trekking! Subimos o Cerro Santa Lucia, (não deve ter mais de 80 metros de altitude), onde é possível ter uma vista panorâmica de Santiago. O Cerro encontra-se rodeado de escadas por todos os lados, que culminam num mirante - seu ponto mais alto. Por estar no centro de Santiago, oferece uma visão em 360º!
Compramos mais 2 litros de água para encarar o Cerro San Cristóbal, que fica no Parque Metropolitano, este Cerro, possui mais de 300 metros de altura, com destaque à imensa estátua da Virgem Imaculada Conceição, com 14 metros de altura e 36 toneladas. O parque ainda abriga o Zoológico Municipal; a Casa de La Cultura; o Jardim Botânico, que cultiva as várias espécies de plantas nativas do Chile; a Enoteca, onde é realizada degustação de vinhos chilenos; dentre outras atrações, como piscinas, trilhas e jardins. A subida ao topo do Cerro San Cristóban pode ser realizada por bonde - ou funicular, como é chamado no Chile - ou ainda por um teleférico com cabine para quatro pessoas. Mas Claro que fomos caminhando, mesmo que quisesse o funicular esta em manutenção! É cansativo, ao todo utilizamos 3 horas, para subir e descer requer cuidado na descida, por ser de terra com pedras que se deslocam daí é fácil escorregar! Mas valeu a pena, a vista é linda, é o ponto mais alto da cidade, e têm toda a Cordilheira ao fundo!
Comemos lá em cima um moto com huesillos, o nome é feio, mas é bom, refresca e repõe as energias, é um copo com milho, pêssego e calda de pêssego gelada! Uma bebida sobremesa!
O sol se recolhe pelas 22 horas no nosso horário, então dá para aproveitar 100% mesmo o dia, o pessoal daqui se exercita muito, não ficam parados, correm de bicicleta e a pé por toda a cidade, também correm subindo os Cerros! E como gostam de namorar, só dá casal deitado nos gramados das praças se beijando, pelos cantos das praças e parques e pelas ruas! É muito amor! Também percebi que são muito católicos, eles peregrinam ao Cerro San Cristóban, à pé, como forma de penitência, para rezar lá em cima, à Virgem, como chamam Nossa Senhora!
Há, aqui todos pensam que o Gelson é gringo! Tenho que grudar no gato, pois as garotas estão dê olho nele, os olhares são nada discretos!
Saindo do Cerro, encontramos nosso amigos de Joinville –SC que havíamos conhecido no Aconcágua, e sentamos com eles na mesa em que estavam, para comemorar o aniversário da Eliz.
Chegamos aqui no Hostel pelas 23 horas e amanhã têm muita coisa programada já, então cama!