sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

03-01-13 3° dia Santiago – Chile



Hoje já levantamos correndo, para pegar a troca de guarda da casa da moeda. A vontade era de dormir muito, mas daí perderíamos a programação! Fomos de Metrô, para chegar à tempo, o carro continua de férias, só até amanhã.
Desencontramos de nossos amigos de Joinville, agora nos avisaram que chegaram atrasados e não nos acharam, encontramos muitos outros brasileiros, e conversamos bastante com um casal de São Paulo.
Terminada a troca de guarda, é um evento pomposo, que pára a avenida toda, dura entre 30 minutos é imperdível e já fomos correndo pegar novamente o Turistik, direto ao Patio Bellavista, mas primeiro fizemos outro tour pela city.
Chegamos ao pátio e fomos comprar o cartão BIP (tarjeta recarregável para andar de transporte público). Como tínhamos horário marcado na Concha y Toro, então já saímos. Fomos por conta própria de metrô, depois de ônibus, fica bem longe, tivemos que sair 1 hora e meia antes, mas assim conhecemos melhor a cidade, e a região metropolitana!
Tenho que registrar que as pessoas são amáveis e prestativas, não medem esforços para auxiliar! Os chilenos são muito simpáticos! Também nos sentimos seguros o tempo todo!
Concha y Toro – é a segunda maior vinícola da América Latina 9.000 mil hectares, espalhados pelos Chile (Fomos de metrô http://www.metrosantiago.cl/estacion/plano-red) pegamos a linha vermelha, até Tobalaba, daí fizemos combinação com a linha azul, direção Plaza de Puente Alta, descemos na penúltima estação, La Mercedes, de lá pegamos o ônibus 80 (mas podem ser utilizados os números 73, 80 ou 81) - em 10 minutos aproximadamente chegamos en Pirque, o motorista parou em frente à Concha y Toro. Todo o percurso levou 1:30 hs. Obs: o ônibus que pegamos na linha Mercedes, não aceita a tarjeta Bip, somente efectivo, pois, pertence à outro município!
Para andar de metrô ou ônibus em Santiago,é interessante comprar passagem em um Puntos bip! é um cartão, tarjeta que é comprada e precisa ser carregada), facilita, para que quer utilizar muito estes transportes! Vale à pena!
A visita á Concha y Toro, foi espetacular, conhecemos muitos brasileiros, tomamos conta da vinícola, só risadas e festa! Bom isto nos tomou o dia, então, já que estávamos circulando de metrô, aproveitamos a viagem e fomos ao final da tarde até o final da linha vermelha em Los Dominicos, para apreciar uma feira de artesanato! Bom, tudo muito bonito, mas também caro! Também haviam muitos brasileiros, mas poucos comprando!
O que fica é que Santiago, é linda e misteriosa, descobri-la vale à pena, mas requer tempo, nosso programação não foi totalmente cumprida, não conseguimos ir praticar Yôga no Método de Rose e não conseguimos ir no Shopping Arauco, passamos por ele 2 vezes com o Turistik, mas não descemos para não perder tempo! Talvez iremos amanhã, antes de ir à Valparaíso, litoral.
Gostamos de turismo urbano, mas preferimos à natureza e o desbravamento, estar perto da população, nos ensina muito, à ser gente! Aqui não vimos hostilidade, só afeto, solidariedade e valorização! Santiago requer vários dias, mas levo daqui, a fé e a esperança, um mundo melhor só depende de nós!

Nenhum comentário: