domingo, 6 de janeiro de 2013

05-01-13 2° dia Valparaíso e Viña del Mar

Hoje, aproveitamos o sol, para subirmos os Cerros, a cidade é alta, cada bairro é identificado com o nome de um Cerro, e para descer ao nível do mar, é uma descidona forte! A engenharia da cidade é impressionante, claro que São Pedro ajuda, pois se chovesse aqui como chove em Joinville - SC por exemplo, mas da metade destes morros ou cerros teriam ido à baixo!
Primeiro saimos do hotel, e já topamos com a feirinha, e o cruzeiro, os passageiros saem ávidos para trocar idéias! Conversamos com duas garotas da Nova Zelândia e 2 Norte Americanas!
Depois fomos direto ao ascensor, do Cerro Alegre. Aqui no hotel, fomos recomendados à circular a pé, apenas pelos Cerros Alegre e Concepción, pois seriam os únicos seguros! Também muitas pessoas, nos chamavam atenção nas ruas, nas casas, para se precaver com a máquina fotográfica! Continuamos nosso passeio, sempre atentos, sem dar mole, e fomos caminhando, acabamos que circulamos por vários Cerros, entre eles o Cerro La Carcel, Cerro La Loma, Cerro San Juan de Dios, Cerro Yungay, Cerro Florida, onde fica a casa de Pablo Neruda e Cerro Bellavista!
Queriamos ir à casa de Neruda, nos informaram, que deveriam ir ou de ônibus, ou taxi, ou carro e que era longe, mas fomos explorando e explorando e chegamos lá a pé!
A Casa é de tirar o fôlego, não, apenas, pela beleza, mas pela energia, pela cultura, pela personalidade e excêntricidade! Valeu mais que à pena, um mergulho cultural, na casa de veraneio do maior poeta do século XX, prêmio nobel de literatura em 1971!
Explorar os Cerros, as pessoas, que têm ânsias de interação e amam os brasileiros, foi um show à parte! O senhor Nícolas, segurança de um antigo presídio, hoje revitalizado em espaço de cultura e ensaio teatral! Ama o Brasil e o conhece de Norte à Sul, inclusive Joinville- SC! Conhece à história de sua família de origem italiana e nos deu uma aula de história Chilena e de vida, que jamais imaginávamos. Além de digas de lugares para visitarmos nos Cerros, saímos da rota turística, e subimos mais um degrau na escala de nosso desenvolvimento!
No final da tarde, voltamos ao hotel, passamos no supermercado, que fica embaixo, deixamos as compras no carro e descemos mais um pouco e fomos explorar o metrô, tudo isto no mesmo prédio! Sem igual! Daí pegamos o metrô e fomos explorar novamente Viña del Mar! Claro que pegamos o metrô do nosso jeito, né! Brincadeira, maneira tradicional!
Viña é muito badalada, é ruim ir de carro, pois o trânsito é lento. Passeamos novamente na costa, não deu coragem de se molhar, este povo que é louco! O sol é forte, mas o vento também! Passeamos pelas feirinhas de artesanato e voltamos quase 23 horas, foram novamente mais de 12 horas de perneada!
É muito cansativo, mas temos que aproveitar!